29 de abril de 2013

Instalação pt. 2/6 — arquivos essenciais para o boot

É de extrema importância conhecer os arquivos essenciais para o boot; mas não apenas conhecê-los, também entendê-los.
Digo entender porque esses arquivos não são "padrões que devem servir para todos". Provavelmente eles serão úteis para a maioria mas, com o tempo e experiência,  cada usuário poderá escolher como usá-los e se usá-los.
Se algum desses arquivos estiver faltando o ou errado, dificilmente a instalação seguirá.

Os arquivos são:
dsdt.aml
extensions (esta é uma pasta com as kexts necessárias: FakeSMC, NullCPUPowerManagement.kext, Rede)
org.chameleon.Boot.plist
smbios.plist
ssdt.aml

É importante configurar corretamente esses arquivos e adicionar as kexts necessárias porquê eles serão usados, tanto no pendrive, quanto no uso do seu sistema.
Eu recomendo usar um pendrive para instalação porque fica mais fácil corrigir esses arquivos, até descobrir o que você realmente precisa.

Importânca de cada um:
1) DSDT: a principio não é obrigatório, mas depois de uma instalação bem-sucedida é bom preparar uma DSDT para tornar o sistema mais estável.

2) Extensions: Fundamental usar as kexts corretas. A única obrigatória é a [b]FakeSMC.kext[/b]. A NullCPUPowerManagement.kext deve ser usada SOMENTE até conseguir o gerenciamento de energia nativo. Podem ser necessárias outras kexts (como rede, trackpad, audio) que o boot -v nos ajudará a identificar, depois é só adicionar nesta pasta.

3) org.chameleon.Boot.plist: Obrigatório. Um exemplo com as flags padrões para um primeiro boot são:

<key>USBBusFix</key>
<string>Yes</string>
<key>Kernel Flags</key>
<string>-v -f maxmem 4096 npci=0x3000</string>
<key>GraphicsEnabler</key>
<string>Yes</string>
<key>Instant Menu</key>
<string>Yes</string>
<key>Rescan</key>
<string>Yes</string>

4) SMBios: Eu não diria que é obrigatório; você pode dar boot sem ele pois o bootloader tem condições de adicionar essas informações no OS X. Entretanto, o bootloader pode "generalizar" um pouco e é bom você mesmo criar um smbios.plist mais adequado para o seu hardware, evitando futuramente conflitos de hardware.

5) SSDT: também não é obrigatório a principio, já que você pode usar a NullCPUPowerManagement.kext para anular o gerenciamento de energia. Mas é sempre bom ativar o gerenciamento de energia para um melhor desempenho e depois descartar a NullCPU.[/list]Tendo como referência o Chameleon, esses aquivos devem ficar na pasta Extra, que é criada na instalação do bootloader. Veja um exemplo:



Esta pasta Extra anexada pode ajudar a maioria na instalação e primeiros boots, descompacte e se necessário personalize.
Dentro de [b]extensions[/b] existe uma pasta com diversas kexts que poderão ser adicionadas se necessário, note: se necessário.

Instalação pt. 3/6 — configuração da BIOS

Dúvidas?
Acesse: Fórum MAC in PC

Nenhum comentário:

Postar um comentário