12 de abril de 2013

SSDT — seu processador na potência certa

Um assunto que vem ganhando importância ultimamente é o uso do SSDT no hackintosh. Essa tabela informa ao OS X as frequências suportadas pelo seu processador, por ex.: de 1,6 ~ 3,4 GHz. Isso é de extrema importância, pois o processador será usado conforme a necessidade. Nem ficará travado em uma velocidade baixa: 1,6GHz, perdendo muito desempenho nem em uma velocidade alta: 3,4GHz, o que poderia diminuir sua vida útil.

O SSDT.aml (assim como o DSDT.aml) fica na pasta Extra, instalada na raiz do sistema pelo bootloader, podendo ser criada manualmente se necessário. Lembrando que para usar a SSDT você precisa da AppleIntelCPUPowerManagement.kext funcionando; seja nativamente, seja corrigida. Aqui você aprende a corrigir a sua kext.

Até bem pouco tempo atrás, gerar uma SSDT era bem complexo, obrigando o usuário a usar SSDTs prontas. Se desejar, você pode encontrá-la pronta no Multibeast (tonymacx86, exige cadastro), bastando efetuar a instalação do SSDT desejado, i5 ou i7.
Mas surgiu uma nova ferramenta que permite ao usuário criar facilmente sua própria SSDT, o MaciASL.

Este app é na verdade um Editor de tabelas ACPI, como o DSDT Editor. Mas além de extrair DSDTs também permite a criação de SSDTs.

Abra o app e você verá que automaticamente ele extrai uma DSDT. Mas isso não nos interessa, queremos é o SSDT. Clique em Tools / Generate SSDT, ou se preferir: cmd+D.
Observe que existem 4 campos a serem preenchidos com base no seu processador:
Thermal Design Power (Watts)
Maximum Turbo Frequency (MHz)
Logical CPUs (Greater than 0)
CPU frequency (MHz)

Analise na página do fabricante as especificações de sua CPU. Veja por ex. as informações do i5 2500k:
Com esses dados podemos gerar nossa SSDT.aml

Thermal Design Power (Watts): 95
Maximum Turbo Frequency (MHz): 3700
Logical CPUs (Greater than 0): 4
CPU frequency (MHz): 3300

Clicamos em OK, e a SSDT será gerada. Clique no botão Fechar (x) e ele pedirá para salvar. Deixe como na imagem abaixo e Clique em Save.


Você pode salvar diretamente na pasta Extra ou então copiar para ela depois. Lembre-se de excluir as opções Generate C e P States no Boot.plist, caso tenha alguma delas. Verifique no boot em verbose (-v) se essas informações aparecem:

AppleACPICPU: ProcessorId=1 LocalApicId=0 Enabled
AppleACPICPU: ProcessorId=2 LocalApicId=2 Enabled
AppleACPICPU: ProcessorId=3 LocalApicId=4 Enabled
AppleACPICPU: ProcessorId=4 LocalApicId=6 Enabled

Pronto, a carga do seu processador agora será usada de maneira inteligente, de acordo com o uso.

Mas ATENÇÃO, se algo der errado você verá as seguintes mensagens:

P-State Stepper Error 18 at step 2 in context 2 on CPU 0
P-State Stepper Error 18 at step 2 in context 2 on CPU 1
P-State Stepper Error 18 at step 2 in context 2 on CPU 2
P-State Stepper Error 18 at step 2 in context 2 on CPU 3

Isso não impedirá o sistema de funcionar, apenas limitará o desempenho da CPU. Refaça com atenção e certifique-se do SSDT.aml estar na pasta correta.


Dúvidas?
Acesse: Fórum MAC in PC

Um comentário:

  1. Olar meu nome é Marcos, instalei o Mac OS 10.8.4 mas estou com problemas com os draves.E tambem com a inicialização, meu PC é corel i5 de 8G, placa mãe DH55TC, e a placa de video MSI R5450 MD1GD3H/LP e o audio é Realtek AL C888/1200, o da internet, intel 82578D GIgabit network Connection.
    Me ajudem:

    Marcos Sales. Email:antenadigital@bol.com.br

    ResponderExcluir